Mesmo diante dos riscos de, na próxima semana, haver a votação e possível aprovação na CTASP do Projeto de Lei nº 1992/07, que põe fim à aposentadoria integral nos serviços públicos, institui plano complementar de previdência e cria uma fundação para custear a aposentadoria dos servidores, o Sindiquinze não apresentou análise sobre o impacto que tal projeto terá nas discussões a respeito da implementação do PCS IV e solicitou à Fenajufe “a realização de apenas uma reunião ampliada no mês de agosto, posicionando-se favoravelmente ao dia 25”.
Referido projeto de lei, que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal - Funpresp, tem como principal objetivo limitar a cobertura do regime próprio, equivalente à totalidade da remuneração do servidor, ao mesmo teto praticado pelo regime geral do INSS, atualmente fixado em R$ 3.691,74, passando ao setor financeiro grande parte do que hoje vai para os cofres públicos.
Havendo aprovação do PL 1992/07, a União deixará de arrecadar grande parte das contribuições previdenciárias pagas hoje pelos servidores, acarretando majoração das despesas públicas e aumento do impacto financeiro do PCS IV, dando ao Governo argumentos contrários à implementação do reajuste aos servidores do Judiciário da União.
Em seminário realizado sobre o tema, representantes da Fenajufe consignaram haver “dados do próprio governo que apontam que a previdência caminha para estabilização, prova de que, ainda que se insistisse em discutir a previdência de forma atuarial, ela atingirá o superávit".
Pedro Delarue Tolentino Filho, presidente do Sindifisco Nacional [Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal], questionou a natureza do fundo que será criado e afirmou que “quem criou esse projeto quis dar um benefício desmedido ao setor financeiro”.
Para a próxima quarta [10/08/2011], estão previstos protestos em Brasília dos servidores do Judiciário Federal e do MPU pelo fim do congelamento salarial. Possivelmente, os sindicatos também buscarão pressionar os parlamentares durante a sessão da CTASP, que ocorrerá na manhã do mesmo dia.
Porém, a categoria não está sendo devidamente informada dos riscos que podem prejudicar a aprovação do PCS IV e tirar direitos de muitos servidores e a Fenajufe acabou cancelando a Reunião Ampliada marcada para 13 de agosto. Por isso, é importante o comparecimento do maior número de servidores ao Sindiquinze, amanhã, 06/08/2011, para a eleição de representantes da base para a próxima Reunião Ampliada da Fenajufe, a ser realizada em 25/08/2011, onde esse assunto poderá ser abordado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário